quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Marcha Mundial das Mulheres 2015


Decorreu no passado dia 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o encerramento da 4ª Ação da Marcha Mundial de Mulheres (M.M.M.).
Este movimento internacional consiste em organizações de mulheres que lutam pelos seus direitos, pela eliminação da pobreza e da violência sobre elas, sendo o seu lema: “seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”. Foi fundado em 1998, reúne cerca de 6.000 grupos de mulheres provenientes de mais de 160 países e territórios e tem realizado diversas iniciativas pelo mundo. A primeira ação de índole internacional aconteceu no ano 2000, a segunda em 2005, a terceira em 2010 e a quarta decorreu este ano, iniciando-se a 8 de Março (Dia Internacional da Mulher), com a partida de uma caravana feminista da Turquia (Curdistão). Ao longo destes meses viajou pela Europa e no dia 12 de Outubro chegou a Portugal. Realizaram-se iniciativas no Porto, em Coimbra e em Lisboa, assim como nos Açores, onde esta efeméride foi assinalada pela UMAR. Na ilha de S. Miguel realizou-se uma caminhada e uma caravana feminista, e foram apresentadas “histórias de vida em marcha nos Açores”. No Faial, foi exibido um outdoor alusivo à M.M.M. e foi desenvolvida uma campanha de recolha de bens “reutilizar é ajudar”. Na ilha Terceira realizou-se uma caminhada na avenida marginal da cidade da Praia da Vitória e no final do percurso foi feita, num gesto simbólico, uma leitura em grupo da Carta de Direitos das Mulheres.
A UMAR Açores agradece às/aos participantes que, apesar das condições meteorológicas desfavoráveis, se juntaram a esta causa. Bem hajam!

 
 
 

 
Publicado na página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 05 de Novembro de 2015
 

Sem comentários:

Enviar um comentário