quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ciclo de Cinema Documental de Kim Longinotto assinala Dia Internacional da Mulher

Apresentação do documentário "Sisters in Law"
Fotografia: Rita Ferreira
 
Apresentação do documentário "Rough Aunties"
Fotografia: Rita Ferreira
 
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher - 8 de Março, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo promoveu, em parceria com a UMAR Açores / Cipa -, um Ciclo de Cinema Documental de Kim Longinotto no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. A 11 de Março foi apresentado e exibido o documentário "Sisters in Law", enquanto no dia 18 de Março foi a vez do documentário "Rough Aunties".

Em "Sisters in Law" encontramos duas mulheres camaronesas que tentam levar o estabelecimento da justiça, através do exercício da lei, num contexto marcado pela tradição de abuso e de violência sobre os mais fracos. As vítimas são quase sempre mulheres e crianças. No filme, seguimos algumas dessas vítimas quando encontram quem defenda os seus direitos na pessoa destas duas advogadas e nas suas corajosas actividades nas ruas, nos tribunais e nas prisões. Grande Prémio do IDFA 2005. Prémio Pobreza Zero no DocLisboa 2006.

"Rough Aunties" é um documentário sobre o dia a dia de um notável grupo de mulheres destemidas que lutam contra o abuso sexual de crianças e mulheres, negligenciadas e esquecidas de Durban, cidade da África do Sul. Apesar da dura realidade com que trabalham na organização de bem-estar infantil, Bobbi Bear, permanecem firmes nas suas convicções pessoais, enquanto lutam contra a apatia e a corrupção, procurando justiça para as vítimas. Olhar inspirador e humanitário de uma realidade devastadora e cruel. Documentário vencedor do Festival Sundance de Cinema em 2009 na categoria de Grande prémio do Jurí para documentários internacionais.

Publicado na Página IGUALDADE XXI no jornal Diário Insular de 09 de Abril de 2014.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário