segunda-feira, 3 de setembro de 2012

IX Noite de Igualdade



No dia 13 de Julho decorreu, na Delegação da Terceira da UMAR Açores / CIPA, a IX Noite de Igualdade, que incidiu sobre o trabalho das mulheres no sector da pesca nos Açores.  

Num primeiro momento, foi apresentado o documentário de Maria Simões intitulado “Mulheres na pesca”, onde é demonstrada a participação das mulheres nas várias fases da pesca, desde os preparativos feitos em terra: a preparação das gamelas, o safar aparelho, até ao transporte do pescado para a lota, a sua compra e venda. São também abordadas as dificuldades que passam as pessoas que vivem desta actividade.  

Num segundo momento, teve lugar uma tertúlia com a participação de três mulheres relacionadas, cada uma da sua forma, com a pesca e as mulheres pescadoras (de terra ou de mar): Carmen Ficher, trabalhou como gameleira durante 15 anos, foi uma das fundadoras da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores da Ilha Terceira (AMPA-IT); Sara Silveira, mestre em Engenharia do Ambiente, actual presidente da AMPA-IT e Alison Neilson, investigadora, responsável pelo projecto EDUMAR – Perspectivas Sobre o Mar e a Vida Marinha, Cetáceos e Turismo nos Açores e Terra-Nova e coordenadora do Centro Regional de Peritos em Desenvolvimento Sustentável nos Açores.

No final desta conversa informal, percebeu-se que pouco a pouco as mulheres têm avançado alguns passos na longa caminhada pela igualdade de género no espaço doméstico e também no mundo do trabalho, vendo cada vez mais reconhecida e valorizada a sua participação na sociedade.

Rita Ferreira
 
Publicado na Página Igualdade XXI no Jornal Diário Insular de 1 de Agosto de 2012
 

Sem comentários:

Enviar um comentário