segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A afirmação das mulheres na pesca artesanal


As questões de género, as discriminações e desigualdades, afectam as mulheres nas diferentes áreas da sociedade. Esta noção tem levado a UMAR a desenvolver linhas de acção e projectos integrando a visão de género e a perspectiva feminista de “empoderamento” das mulheres, promovendo o seu reconhecimento e valorização, como no caso das mulheres na pesca.

A acção da UMAR nos Açores com vista a combater a invisibilidade e promover a igualdade e a valorização das mulheres na pesca, decorre desde o início de 2000, ganhando maior alcance na parceria com associações da pesca no projecto EQUAL Mudança de Maré. Confirmou-se que as mulheres estavam lá, na pesca, mas não eram visíveis. A sua actividade não era valorizada, nem reconhecida.

Outras parcerias têm vindo a acontecer como a parceria com Descalças Cooperativa Cultural, no âmbito da qual se têm desenvolvido actividades como o filme Mulheres na Pesca de Maria Simões, filmado em 2011, numa co-produção de Descalças e UMAR Açores, o qual tem vindo a ser apresentado em diferentes espaços na Região e no Continente Português.

Numa primeira fase, a acção centrou-se no combate à invisibilidade promovendo a valorização do papel das mulheres na pesca e a igualdade entre homens e mulheres, e de seguida na identificação da presença e papeis das mulheres na pesca, com vista ao reconhecimento da sua presença, particularmente na pesca artesanal. Neste contexto tem vindo a realizar-se trabalho em rede e de estudo sobre a situação das mulheres na pesca nos Açores – investigação acção participada - em que as mulheres são protagonistas activas.

As mulheres afirmam-se e, entretanto emergiram duas associações: Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores da ilha Terceira (AMPA - IT) e a Ilhas em Rede - Associação de Mulheres na Pesca nos Açores, dando estrutura orgânica à afirmação e visibilidade das mulheres.

O intercâmbio de experiências e de conhecimentos tem sido uma componente forte desta actividade, com encontros inter-ilhas, acções formativas e workshops incluindo a realização de oficinas de Teatro do/a Oprimido/a  (TO) com a presença activa de mulheres da pesca.

O intercâmbio vai para além da região e fronteiras. A nível europeu: integração na Rede europeia de mulheres na pesca AKTEA e no Conselho Consultivo Regional das Águas Ocidentais Sul CCR-Sul.

Podemos assinalar, neste percurso, um conjunto de actividades - projectos e produtos da UMAR Açores e acontecimentos nesta área durante os últimos anos, com início em 2003 no Mudança de Maré até à presente data com o projecto Caminhos em Terra e no Mar, de cujo relatório final se destaca: “As mulheres, bem como o importante papel que estas desempenham no sector piscatório, são hoje bem mais (re)conhecidas dentro e fora de portas do que eram há uns anos atrás quando a UMAR Açores  resolveu trabalhar sobre a realidade e a consciência social relativamente à igualdade de direitos e oportunidades no sector. Sucedendo-se aos projectos “Mudança de Maré” e “As mulheres na Pesca dos Açores”, este “Caminhos em Terra e no Mar “, que agora chegou ao fim, poder-se-á considerar a 3ª etapa do desenvolvimento do movimento de valorização das mulheres na pesca nos Açores”.

Clarisse Canha - UMAR Açores
 
Publicado na Página Igualdade XXI no Jornal Diário Insular de 1 de Agosto de 2012
  

Sem comentários:

Enviar um comentário